A ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos promoveu evento no dia 2 de agosto de 2018, sobre Indústria 2027: riscos e oportunidades do Brasil diante de inovações disruptivas. Na ocasião foi apresentado estudo elaborado em parceria pelos professores Luciano Coutinho (UNICAMP), João Carlos Ferraz (UFRJ) e Rodrigo Sabbatini (FACAMP) farão apresentação do estudo Indústria 2027, que foi desenvolvido para a CNI, por iniciativa da MEI – Mobilização Empresarial para Inovação.
O projeto Indústria 2027 também é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que desenvolvem uma série de estudos sobre o impacto de oito tecnologias em 10 setores da indústria.
Na ocasião, também foram homenageados todos os parceiros e participantes das três edições do Demonstrador de Manufatura Avançada, que objetiva demonstrar na prática a Manufatura Avançada, permitindo que visitantes conheçam tecnologias que podem integrar um processo de produção da Indústria 4.0, com oportunidade de se aprofundar no tema conversando com especialistas que integraram as soluções tecnológicas na linha. Este projeto iniciou-se em 2015 e foi apresentado, em 2016, na primeira edição da FEIMEC, com destaque para a aplicação de tecnologias e conceitos, tais como fabricação de produtos customizados por meio de uma linha flexível e modular, com máquinas integradas e inteligentes, sensorisadas, IoT, RFID e comissionamento virtual.
Katia Penteado, da VetorCom, esteve lá, fazendo a cobertura jornalistica para a revista Máquinas & Equipamentos, parceria da Public Produção Editorial e ABIMAQ.